O Ateliê Andreas Martorelli é uma marcenaria criativa, um espaço de design autoral em madeira que tem como proposta expressar arte, originalidade e estilo através de peças de decoração e também utilitárias.

A história do meu Ateliê começou lá em 2018, na pequena cidade do interior de São Paulo, chamada São Manuel, onde nasci e cresci.

Mesmo morando na capital, optei por montar o Ateliê lá no inteior, na garagem da casa da minha família, por conta do espaço físico ser maior, mais arejado e melhor adaptado para receber uma marcenaria.

O fato de sair um pouco de São Paulo e me ver cercado pela natureza e por uma cidade mais tranquila me inspirava e fazia abstrair do resto de mundo, ficando completamente imerso no meu universo particular da marcenaria.

A marca foi crescendo e veio a necessidade de trazer o Ateliê de uma vez pra SP. Então em 2023 encontrei o espaço ideal na capital, um galpão de 2 andares no Bom Retiro, com toda tranquilidade e segurança para seguir fazendo o meu trabalho, só que agora mais próximo de fornecedores, clientes e das oportunidades.

Mas, sempre que posso, continuo indo para o interior a fim de relaxar, estar com a família e em contato com a natureza e assim recarregar minhas energias para novas inspirações no trabalho.

Aqui no Ateliê as peças são produzidas manualmente, uma a uma, pela técnica artesanal de marchetaria. Nessa técnica, a arte acontece através do recorte e colagem (e muito lixamento!) de diferentes espécies de madeira, criando um mosaico com a variação de cores e texturas.

Optei por trabalhar apenas com madeiras cruas, de cor 100% natural. A origem de boa parte dessas madeiras vem de um processo de upcycling, através da reciclagem do material, onde resgato os retalhos de madeira no descarte de marcenarias parceiras de confiança. Esse material seria descartado na natureza, então a minha proposta é evitar esse descarte, ressignificar a matéria e transformá-la em um novo item para casa.

Meu processo produtivo é bastante experimental e intuitivo, explorando minhas referências, inspirações e o conhecimento das técnicas de marcenaria adquirido ao longo dos anos.

Não costumo usar moldes nem ferramentas de precisão, pois acredito que a arte de criar deve ser livre e fluida, então prefiro me guiar apenas pelas noções de proporção natural e apostar em uma estética mais orgânica.

Busco trabalhar a harmonia entre forma, cores e volumetria de maneira ousada, pois tenho uma preocupação identitária e o compromisso de apresentar originalidade em meus projetos.

Minha intenção é sempre surpreender, provocar e convidar o público a conhecer mais da minha arte autoral em madeira.

Uma curiosidade: na fase de acabamento das peças prezo por equilibrar o perfeccionismo mais refinado com um imperfeccionismo mais humanizado. É interessante deixar algumas marcas e imperfeições que revelem que por trás de cada peça esteve um artesão e sentimentos, trabalhando com as mãos e com a mente, e não apenas máquinas reproduzindo em série. Se a natureza me oferece um pedaço de madeira com alguma “imperfeição” como manchas, nós ou rachaduras, procuro praticar o conceito da filosofia japonesa wabi sabi e enxergar a beleza nesses detalhes, incorporando essas particularidades à peça.

Dessa forma, cada uma das peças é única, exclusiva e carrega sua própria história e energia criativa.
Trabalhar com matéria prima natural sempre me trouxe bastante senso de responsabilidade ambiental, então todo o desenvolvimento da marca é voltado para práticas sustentáveis. O Ateliê tem parceria com a ONG ambiental "Iniciativa Verde", onde atuo como "Amigo da Floresta" e reverto uma porcentagem das vendas para o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica em áreas desmatadas do Sistema Cantareira, um dos principais mananciais do mundo.

 

Prezo pela qualidade dos meus produtos, pelo respeito à natureza e pela satisfação de quem compra, acredita e incentiva o fazer artesanal. Tudo aqui é feito com muito tesão, bastante inspiração e muita vontade de levar arte e design diferenciado para a casa das pessoas. Essa é a minha missão!

 

PRECIFICAÇÃO

Minha linha de precificação dos produtos acompanha a seguinte tabela de variáveis, prezando assim agregar um valor justo à cada peça, tanto para o consumidor, quanto para o produtor:

  • cortes/colagens/prensas/lixamentos (quantidade de cada uma dessas etapas e complexidade);
  • técnicas (design da peça, estilo da arte da marchetaria, ferramentas utilizadas, tempo e dedicação investidos na produção daquele objeto);
  • madeiras (quantidade por metro cúbico e espécies utilizadas).

Então, o valor é agregado em relação ao equilíbrio dessas variáveis e principalmente ao grau de complexidade de confecção de cada peça individualmente.

Essa foi a maneira mais adequada que encontrei para estabelecer uma relação justa, sincera e transparente com meus clientes, com o devido valor ao meu trabalho artesanal e também respeitando o consumidor final, que é quem acredita, consome e incentiva o pequeno produtor.