O Ateliê Andreas Martorelli é um espaço de design autoral em madeira com a proposta de expressar arte, personalidade e estilo através de objetos de decoração e utilitários.  

Com a produção focada em práticas sustentáveis, 50% da matéria prima das minhas peças são madeiras de reaproveitamento (material resgatado no descarte de outras marcenarias parceiras).

Minhas peças são produzidas no meu ateliê em SP, manualmente, uma a uma, com a ajuda de máquinas estacionárias de médio porte e outras ferramentas manuais. Escolhi fazer minhas criações pela técnica artesanal de marchetaria. 

Nessa técnica, a arte acontece através da colagem de diferentes espécies de madeira, criando uma nova superfície de contrastes resultados pela variação de cores e texturas das madeiras. 

Trabalho minucioso que exige técnica, paciência e criatividade, a marchetaria resulta em verdadeiras obras de arte pela estética atrativa e acabamento refinado.

A infância no interior de São Paulo e as experiências vividas posteriormente em grandes centros urbanos pelo mundo formaram a identidade que gosto de imprimir em meus trabalhos. A busca por um conceito que refletisse minha essência me levou ao equilíbrio entre o rústico e o sofisticado, através da escolha da madeira de reuso como matéria-prima e da técnica artesanal de marchetaria para criar arrojadas peças de design utilitário. 

A história do meu Ateliê começou lá em 2018, na pequena cidade do interior de São Paulo chamada São Manuel, onde nasci e cresci.

Mesmo morando na capital, optei por montar o Ateliê lá no inteior, na casa da minha família, por conta do espaça físico sem maior, mais arejado e melhor adaptado para praticar essa atividade. O fato de sair um pouco de São Paulo e me ver cercado pela natureza e por uma cidade mais tranquila me inspirava e fazia abstrair do resto de mundo ficando completamente imerso no meu universo particular da marcenaria.

Em uns anos a marca foi crescendo e veio a necessidade de trazer o Ateliê de uma vez pra SP. Então em 2023 encontrei o espaço ideal na capital, com toda tranquilidade e segurança para seguir fazendo o meu trabalho, só que agora mais próximo de fornecedores, clientes e oportunidades. Mas continuo indo sempre para o interior a fim de relaxa, estar em contato com a natureza e me inspirar.

O contato com a natureza, assim como o toque na madeira, as variadas cores, cheiros e texturas específicas de cada espécie são estímulos naturais que instigam a minha criatividade e inspiram o ritual de confecção de cada peça. Por esse processo tão intuitivo que cada peça é única e exclusiva. Meu trabalho tem planejamento, mas não tem um projeto com resultado final pré definido, pois prezo pela total liberdade de criação durante o processo produtivo. É um trabalho artisticamente intuitivo dentro do conceito proposto por mim e por isso as peças têm identidade, têm alma, conversam entre si, mas não se repetem, são únicas. Procuro refletir nas minhas peças o encontro do orgânico com o geométrico de maneira natural.

Já recebi mais de uma vez o mesmo feedback dizendo que uma qualidade marcante do meu trabalho é a ousadia e a originalidade. Tendo sempre a geometria como base, exploro as formas e trabalho as cores de maneira inesperada, deixando evidente meu compromisso com a arte, o design e a estética. Dessa maneira acabo me destacando da marchetaria tradicional, além de provocar e convidar o espectador a descobrir minha arte autoral na madeira.

Reiterando minha inspiração e respeito pela natureza, optei por trabalhar apenas com madeiras de cor natural (sem tingimento artificial).

Na fase de acabamento das peças, busco equilibrar o perfeccionismo refinado e o imperfeccionismo mais humanizado. Acho interessante deixar algumas marcas e imperfeições que mostrem que por trás de cada peça esteve um artesão e sentimentos, trabalhando com as mãos e a mente, e não apenas máquinas reproduzindo friamente à perfeição em série. Por serem únicas, cada peça carrega sua própria história que precisa ser contada de alguma maneira, seja através da sua forma, estilo ou através de suas marcas particulares na madeira.

Trabalhar com madeira e ter a natureza como fonte de matéria prima me trouxe reflexão e me aproximou de causas ambientais e atividades ligadas à preservação ecológica. Usar o meio ambiente de maneira menos agressiva e sustentável é uma consciência obrigatória, principalmente para artistas que têm no trabalho a oportunidade de levar uma mensagem positiva para o público. Trabalho com madeiras de reuso. A origem dessas madeiras vem de um processo de reciclagem do material, onde resgato as sobras de madeira no descarte de marcenarias parceiras e de confiança. Esse material seria descartado na natureza, então minha proposta é evitar esse descarte, ressignificar a matéria e transformá-la em um novo produto.

Visando amenizar o impacto ambiental da produção, estou sempre estudando novas alternativas práticas e tenho adotado posturas mais sustentáveis em relação a escolha de materiais e descartes. O Ateliê tem também, desde 2018, a parceria com a ONG ecológica "Iniciativa Verde", para onde reverte uma porcentagem das vendas de cada produto para o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica em áreas desmatadas do Sistema Cantareira, um dos principais mananciais do mundo.

 

PRECIFICAÇÃO

Nossa linha de precificação dos produtos também acompanha a variação de estilos, pois prezamos por agregar um valor justo à cada peça, tanto para o consumidor quanto para o produtor, seguindo algumas variáveis de produção:

  • cortes/colagens (quantidade e complexidade);
  • técnicas (formato, arte, ferramentas, tempo e dedicação);
  • madeiras (quantidade e espécie).

O valor é agregado em relação ao grau de complexidade de confecção de cada peça individualmente. Essa foi a maneira que encontramos para estabelecer uma relação justa e transparente com nossos clientes, valorizando o nosso trabalho artesanal e respeitando o consumidor final.